Casa contêiner

Você moraria em uma casa contêiner? Esse conceito de moradia ainda é mais usado na Europa e nos Estados Unidos, com sutileza está chegando ao Brasil. Sua utilização como matéria-prima nas residências possui baixo impacto ambiental e mínima produção de resíduos, proporcionando benefícios para a natureza.

No mercado existem dois modelos de contêineres que podem ser usados nas construções: o contêiner marítimo comum, que é feito de aço corten e muito resistente a corrosão, mas é necessário fazer isolamento acústico e térmico; e a segunda opção é o contêiner reefer, que é usado para transportar carga congelada, apesar de ser o dobro do preço do marítimo, possui isolamento original.

Quando chegam ao final de sua vida útil marítima, os contêineres servem para outros fins, ao invés de transportarem cargas pesadas, passam a abrigar pessoas. Em um primeiro momento parece impossível que haja conforto em um contêiner, porém, com  criatividade e planejamento de um bom arquiteto é viável transformá-los em casas, academias, cafés, bares, entre outros.

O arquiteto americano de Nova Jersey, EUA, Adam Kalkin é um dos pioneiros desse tipo de construção. Em 2003, ele construiu a sua própria casa utilizando 12 contêineres reciclados. A casa localizada na área rural, possui um design único, elegante e moderno. Na realidade, são duas casas contêineres de 180 m² cada uma, com acabamentos em aço, grandes janelas envidraçadas e concreto, sendo que na parte debaixo fica o espaço social e em cima fica o privativo.

Confira o projeto:

Outro projeto de Adam foi para a marca italiana de café Illy, ele adaptou um contêiner marítimo em um café transportável completo, com direito a barista e tudo mais, apenas com o apertar de um botão. Com o nome de “Push Button House”, o contêiner café possui um sistema hidráulico, controlado por um computador que automatiza o processo de abertura e fechamento. Em noventa segundos, as paredes se desmontam como uma flor e se transforma de um ambiente compacto, em um espaço mobiliado e funcional.

 


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273