Arquitetura integrada: desafios para a funcionalidade

A funcionalidade é premissa em qualquer projeto arquitetônico, o desafio é uni-la à estética de maneira harmônica. Foi a partir desta idéia que a arquiteta Elizângela Gurgel de Carvalho da  Exacta Arquitetura projetou esta residência de 600 metros quadrados nas proximidades do Parque do Lago, em Campo Mourão. O projeto contemporâneo respeitou o declive do terreno e a insolação, valorizando a vista para o Lago, o que é possível em todos os ambientes de permanência da casa.

A arquiteta considerou muito o perfil dos donos, um médico e uma artista plástica, que sempre recebem filhos e netos, amigos e outros familiares. No total, são 26 ambientes, alguns integrados, como as salas de estar e de jantar e a varanda. O mesmo acontece entre espaços do home theater, escritórios, cozinha e churrasqueira. Estes últimos, com possibilidade de se tornarem privativos, através de fechamento de portas-painel. Na área dos quartos há uma pequena copa para apoio, e o escritório da dona tem em anexo um atelier. Um elevador foi instalado para facilitar a circulação vertical, tanto de objetos maiores, como malas, ou de pessoas num eventual problema de locomoção ou de saúde.
Materiais convencionais e o grande volume de vidro empregado na obra se contrapuseram, criando formas limpas, e alguns revestimentos, como madeira, criaram um ambiente bastante aconchegante, como uma casa de família pode ser.
Entre os colaboradores e fornecedores que participaram do Projeto estão as empresas: Conceitual Acabamentos, Elevadores Elevabem, Gesso Leste, Pedra D´Água, Realce Estofados, Tintas Brasil, Vidraçaria Tempertech, e Wilson Gimenes – W. G. Construções.

Projeto arquitetônico: Elizângela Gurgel
Fotografia: Fernando Nunes

 


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273