Seu pet quentinho neste Inverno

0

Com a chegada do inverno surgem muitas dúvidas sobre que tipo de cuidados tomar para manter o bichinho aquecido. Aqui vão algumas dicas essenciais para a estação mais fria do ano.

Pet quentinhoO inverno está chegando e o seu pet também sente frio. Cães podem ter gripe, gatos podem se lamber muito e engolir pelos, pássaros podem ficar muito quietos no canto da gaiola e seu réptil pode ficar sem se alimentar direito. Estas são apenas algumas das consequências de um animal mal aquecido. Por isso, preste atenção no seu bichinho e o proteja do frio.

Se você tem um cachorro, você pode vaciná-lo contra a tosse canis. O comportamento dos cachorros não muda muito no inverno, por isso, se seu cachorro estiver tristonho, tossindo, espirrando ou com secreções no nariz, procure um veterinário, porque ele pode estar com gripe. Mas não se assuste se as tosses forem secas. Elas podem apenas significar incômodo com o ar frio e seco.

Atenção: nem todo cachorro precisa de roupinha. Em cães peludos, basta fazer menos tosas e deixar o pelo mais alto. Se os pelos forem curtos, utilize a roupa para sair de casa, se ele for acostumado a locais fechados. Animais acostumados com o exterior não precisam de roupas, pois possuem mais resistência às baixas temperaturas. Já os gatos odeiam roupas, mas providencie ninhos quentinhos para seu bichano passar os dias frios. Improvise com edredons ou cobertores velhos. Atenção aos pelos dos gatos: escove-os ao menos três vezes na semana para eliminar a pelagem solta. Isto porque os felinos tendem a se lamber mais no inverno e, se engolirem muitos pelos, podem ter constipação intestinal.

Cães e gatos idosos sentem mais frio, por isso consulte o veterinário sobre a necessidade de algum suplemento para fortalecer seu amiguinho. Cuidado com os filhotes também: até um mês de vida eles não se adaptam muito bem às mudanças de temperatura. Também pode ser indicado algum suplemento para esta época do ano. Quando der banho, cuidado para não dar um choque térmico no bichinho. Enrole-o numa toalha na hora de sair do banho ou deixe-o no ambiente quente por um tempo para que ele se adapte gradualmente à temperatura.

Se você tem um pássaro, a dica é proteger a gaiola com um lençol ou manta e se o frio for demais, não tenha medo de cobrir quase toda a gaiola. Mude a gaiola de lugar e tire-a das correntes de ar porque a pluma do pássaro funciona como um casaco de lã: mantém a ave aquecida, mas não protege do vento. Evite os aquecedores e utilize lâmpadas aquecedoras, que geram calor, mas não iluminação. O correto é colocá-las fora da gaiola, mas focadas para a casa do pássaro. Para as quedas de umidade, utilize toalhas molhadas ou copos de água fora da gaiola. Tome estas medidas e keep calm. Os pássaros ficam mais calmos no inverno e podem trocar de penas. Se achar necessário, pode suplementar a alimentação com proteínas indicadas por veterinários.

Mas, se você é exótico e possui um réptil, saiba que ele merece muita atenção no inverno porque ele sofre muito com a variação de temperatura e por isso os aquecedores são importantes para qualquer época do ano. Jabutis e tartarugas costumam hibernar. Se você tiver um animal vivendo no quintal, providencie uma toca aquecida para ele.

Aparelhos encontrados em lojas de animais, como lâmpadas e placas aquecidas, podem ajudar no aquecimento. Mas pesquise bem, produtos de baixa qualidade podem prejudicar e queimar seu bichinho. Outra dica para os répteis é não deixar que fiquem escondidos, exponha-os à luz com raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB). Se não puder colocá-lo lá fora, busque lâmpadas com esse tipo de luz, pois ela é essencial para a produção de vitamina D.

Com estas dicas seu bichinho vai ficar protegido e tranquilo para dormir bastante neste inverno. Não fique preocupado e, em caso de problemas, procure o veterinário. Cuide do seu bichinho e na primavera ele estará todo feliz com a volta do calor.


Sobre o Autor

Liandra Cordeiro
Liandra Cordeiro


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.