O louva-a-deus orquídea

Você imaginou se deparar com um louva-a-deus (Hymenopus coronatus) que se parece com uma orquídea? Pois bem, esse distinto inseto é famoso pela sua camuflagem perfeita de aparência de flor, que atrai muitos predadores e outros insetos que fazem parte da sua alimentação.

Nativo da Malásia, Sumatra e Indonésia, é um hábil caçador que usa a sua aparência para enganar suas presas. A espécie rara foi descoberta no século XVIII e só recentemente foram feitos estudos a seu respeito. Suas patas traseiras parecem com as pétalas de uma orquídea e suas cores fazem com que possa ser confundido com treze espécies diferentes de flores. Sua imitação é tão convincente, que ele consegue atrair mais insetos polinizadores do que as flores.

Normalmente vivem sobre as árvores de papaia, jasmim manga e também próximo às orquídeas. Como são carnívoros, costumam se alimentar de abelhas, pequenos lagartos, moscas, borboletas, mariposas e insetos não peçonhentos. Podem apresentar coloração parecida com o ambiente em que está. Os mais belos, são os que apresentam coloração branca e rosa.

As fêmeas costumam ser maiores que os machos – que não apresentam mais que três centímetros – e chegam a medir mais de seis centímetros. Ambos podem voar. Porém, não se engane com a sua delicadeza, essa espécie de louva-a-deus é considerada muito agressiva.

 


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273