Dermatologia Veterinária

E os cuidados com a pele dos animais

A pele é o maior órgão que possuímos.  É a barreira anatômica e fisiológica entre o organismo e o meio ambiente, promovendo a proteção contra injúrias físicas, químicas e microbiológicas. Estima-se que os casos de dermatologia em medicina veterinária, representam de 30 a 75% de todos os atendimentos.

A pele não é histologicamente igual nas diferentes espécies animais e a morfologia da pele humana é diferente de cães e gatos.  As doenças de pele, independente da sua causa, podem apresentar lesões e sintomas muito parecidos, o que confere certa complexidade no estabelecimento do diagnóstico. Presença de falhas de pêlo, vermelhidão, coceira, descamação, lambedura das patas são os sinais mais comuns de doenças de pele.

Varias são as causas das doenças de pele, que podem ser provocadas por parasitas, fungos, ácaros e bactérias, doenças endócrinas, neoplasias e processos imunomediados, como as alergias.

caes-e-gatos

Dermatite Atópica

A atopia é uma reação alérgica a causas ambientais, tais como o pólen, produtos de limpeza, determinados tipos de alimento, ácaros, grama, etc. Este tipo de dermatite é bastante freqüente, sobretudo nos animais mais jovens, surgindo geralmente até os dois anos de idade. É incômoda para os cães, uma vez que estes sentem bastante coceira ou prurido. As áreas mais afetadas são as regiões do focinho, olhos e queixo, os pés, a base do dorso e coxas.

A dermatite atópica não tem cura, contudo pode ser tratada de forma a garantir ao animal uma vida com qualidade, diminuindo os sintomas até ao ponto de serem imperceptíveis.

O tratamento deve ser tópico e sistêmico. O tópico envolve o uso de xampus antialérgicos e loções próprias, sendo eficaz para o alívio imediato do problema, mas geralmente é menos eficiente para resolver a doença permanentemente.

Os anti-histamínicos são utilizados contra alergia canina, mas apenas 30% dos cães conseguem resolver o problema somente com este tipo de tratamento, que podem gerar efeitos colaterais como: sonolência e sedação, secura na boca, diarréia, hiperatividade, redução de apetite, lembrando que somente o Médico Veterinário poderá prescrever a melhor utilização destes fármacos. Às vezes é mais eficaz utilizar anti-histamínicos em conjunto com outra forma de tratamento e prevenção, como Omega-3 e Omega-6, que aumentam a saúde da pele e pelo do animal, e ajudam a regular o sistema imunológico.

Sarna

Existem vários tipos de sarna, sendo os mais comuns: a sarcóptica e a demodécica. O tratamento da sarna passa por banhos regulares e a aplicação de produtos específicos, alguns bastante agressivos. A sarna sarcóptica é uma doença transmissível ao homem, causa um prurido intenso e deve ser tratada. Já a sarna demodécica não é transmissível aos seres humanos. É causada pelo Demodex, que se aloja junto aos folículos. Não tem cura, mas pode ser controlada.  Ao contrário da sarna sarcóptica, regra geral, não causa prurido.

Outras dermatites

Existem casos de dermatite psicogênica, que é muito confundida com quadros alérgicos, mas não se trata verdadeiramente de um prurido provocado por inflamação, mas de algum fator de ordem psicológica, que desencadeia o processo. Animais com depressão, stress súbito, abandono, podem desenvolver alguma patologia psicológica, se refletindo em hábitos viciosos como o de lamber as patas ou arrancar pelos.

Devido à grande diversidade de fatores que causam e outros que impedem a cura das doenças de pele, é essencial uma abordagem específica para cada caso, para que haja resolução ou um melhor controle da doença.

 

 Clínica Veterinária Bassani

Av. José Custódio de Oliveira, 435 – Campo Mourão – PR

 

 

 


Sobre o Autor

Carlos Roberto Pianho
Carlos Roberto Pianho

Med. Veterinário CRMV 6.109-PR. Formado em Med. Veterinária pelo Centro Integrado de Ensino Superior. Formado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduação em Vigilância Sanitária de Alimentos pela UTFPR. Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.