Você está preparado para a inveja?

O que você pensou quando leu este título? Este era o título de um texto avulso de autoajuda que li quando ainda fazia faculdade. Na época, ao ler pensei: “o texto vai me ajudar a perceber e/ou me orientar a lidar com a inveja que os outros possam ter de mim”. Não me lembro do autor, mas o autor atendeu a essa minha expectativa.

Hoje, porém, entendo que a inveja mais nociva não é aquela que vem do outro, mas a que vem de nós mesmos. Dessa, pouco se fala, pois ninguém admite sentir inveja. É confessar um pecado capital! É confessar a superioridade do outro e a nossa fraqueza. Além disso, sentir inveja é feio e o invejoso é alguém maldoso e perigoso. Não foi assim que aprendemos?

Você está preparado para a inveja?Aí inventaram a invejinha boa. Boa? Pode estar se referindo a outra coisa, mas inveja nunca é boa. Invejar não é simplesmente COBIÇAR o que o outro possui, mas é querer a felicidade que o outro sente com isso e, por não sentí-la, incomodar-se. Sendo assim, a inveja sempre envolve a comparação que se faz entre si e uma outra pessoa próxima, igual. É bem provável, por exemplo, que uma mulher sinta inveja da beleza e do charme de uma amiga, mas não sinta da Grazi Massafera (ou outra da sua preferência).

Portanto, tudo começa com a comparação, onde a percepção de satisfação do outro amplifica o descontentamento sentido. Então, a felicidade do outro incomoda! Segue a isto um sentimento de injustiça: “por que não eu?”, “Eu é que merecia isso!”. Alguns passam a ocupar os seus pensamentos com infinitas comparações aumentando assim o seu descontentamento, enquanto outros tentam diminuir esta desvantagem prejudicando o outro.

Não controlamos o que sentimos, mas podemos controlar nossas atitudes. Negar este sentimento não impede que ele se manifeste. Cabe a nós, humanos, aprender a lidar com a inveja sentida, para o nosso próprio bem e do outro. Corte o mal pela raiz: evite comparações. A grama do vizinho sempre será mais verdinha!


Sobre o Autor

Érica Crepaldi
Érica Crepaldi

Formada em Psicologia pela UEL e especialista em Psicoterapia Analítica Comportamental. Atua em clínica particular em Ribeirão Preto/SP.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.