Sopas para aquecer o inverno

0

Fotografia: Fernando Nunes
Agradecimentos: Senac C. Mourão

No inverno dá aquela vontade de se aquecer com um delicioso prato quente. Melhor ainda se for uma comida saudável, como o caldo e as sopas que preparamos nesta edição, sob a supervisão da gastrônoma Camila Fiorese, instrutora dos cursos de gastronomia do SENAC Campo Mourão.

Era uma noite agradável e a equipe Metrópole foi recebida pelo técnico de relações com o mercado, do SENAC, Matheus Mamede, que nos informou sobre os procedimentos para poder adentrar a cozinha da instituição, onde as receitas seriam preparadas. “Todas as pessoas que entram em nossas cozinhas, têm que vestir o avental e a touca descartável, para manter a higienização do local. Inclusive os alunos dos cursos têm até um local para tomar banho”, disse. Com todos caracterizados, fomos recebidos pela nossa “chef”, Camila, que já estava com todos os ingredientes preparados. As receitas de caldos e sopas foram: Sopa de Legumes, Caldo de Costela com Mandioca e Sopa de Cebola Fiorentina servida no Pão Italiano.

Sopa de Legumes

Sopa de legumesIngredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
100g de abóbora cabotiá;
100g de abobrinha;
200g de cenoura;
200g de batata salsa (baroa);
200g de batata;
50g de cebola;
2 litros de água quente.
1 ½ colher (sopa) de sal.

Modo de preparo:
Primeiro coloque a manteiga e o azeite para esquentar. “Na hora de refogar ingredientes para qualquer receita, é importante colocar o azeite junto da manteiga, pois ele evita que ela queime”, ressaltou Camila.  Em seguida, são colocadas as abóboras (abobrinha e cabotiá) para caramelizar um pouco, pois isso vai realçar o sabor do alimento. Depois são colocados os outros ingredientes na ordem: cenoura, batata salsa, batata e cebola, sempre colocando um de cada vez e deixando um minuto para refogar. Mexa mais um pouco até eles ficarem todos caramelizados. Em seguida, cubra com água e deixe ferver por 30 minutos, até os ingredientes ficarem macios. Por fim, coloque o sal, podendo colocar um pouco mais até chegar ao sabor desejado. A receita rende 4 porções, e cada porção tem cerca de 200 calorias.

 

Caldo de Costela com Mandioca

Caldo de costela com mandiocaIngredientes:
5 colheres (sopa) de azeite de oliva;
2 kg de costela de boi (pode ser usado músculo, corte americano ou outra carne fibrosa);
50g de cebola picada;
4 dentes de alho picados;
500g de mandioca;
2 litros de água quente;
2 colheres (sopa) de sal.

Modo de preparo:
Utilizando uma panela de pressão, coloque o azeite e acenda o fogo. Em seguida, coloque a costela, para dourar, deixando selar a carne. O importante de selar a carne, é que retém o líquido dela e mantém o sabor. Em seguida, tire a carne e reserve, deixando o líquido na panela, para refogar o alho e a cebola. “Toda receita que se faz com carne, é importante selá-la e retirar para refogar os temperos na própria gordura da carne, assim os pratos ficam mais saborosos”, aconselhou Camila. Refogue a cebola por um tempo e em seguida coloque o alho. Na sequência acrescente a mandioca para dourar. Coloque a carne novamente na panela, cubra com a água quente, acrescente o sal e feche a panela. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, até a carne desfiar, soltando as fibras do osso. Desligue a panela e amasse um pouco a mandioca para engrossar o caldo. Para servir, coloque cebolinha picada por cima. A receita serve 4 pessoas.

 

“Carabaccia” – Sopa de Cebola Fiorentina servida no Pão Italiano

“Carabaccia” – Sopa de Cebola Fiorentina servida no Pão ItalianoIngredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1 kg de cebola;
50 ml de conhaque;
1,5 litro de água quente;
1 ½  colher (sopa) de sal;
4 pães italianos;
100g de queijo mussarela (ou parmesão) ralado.

Modo de preparo:
Corte toda a cebola em meia lua (cortada ao meio e picada nas laterais). “A espessura deve ser uniforme para que cozinhem e caramelizem por igual. Uma mais grossa demora mais enquanto que a mais fina queima”, ressalta Camila. Pode ser usado o corte em cubos também, mantendo o corte uniforme. Dica para não chorar durante o corte: molhar a cebola com água antes de cortar, colocando em seguida numa vasilha com água, para que o ácido da cebola reaja com a água da torneira, não com a dos seus olhos.
Para refogar, coloque a manteiga e o azeite para esquentar, em seguida jogue na panela a cebola e deixe caramelizar por 30 minutos em fogo médio, sempre mexendo para que cozinhe tudo por igual. Quando a cebola adquirir um aspecto caramelizado, tire do fogo. Jogue o conhaque dentro da panela e em seguida jogue um fósforo aceso dentro para flambar, com cuidado para não se queimar, deixando evaporar bem o conhaque. Na sequência acrescenta-se a água quente. Deixe ferver por meia hora até reduzir bem. Coloque o sal e está quase pronto para servir.
Pegue os pães e corte um quadrado na tampa, para retirar o miolo, tomando o cuidado para não furar a casca. Preencha o interior com a sopa de cebola. Cubra com o queijo e leve ao forno aquecido para gratinar. Sirva ainda quente o pão com a sopa de cebola. A receita rende 4 porções, cada uma tem cerca de 280 calorias e cada pão 311 calorias.

 

 


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes



Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/metropolerevista/metropolerevista.com.br/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273