Entenda e previna-se das doenças de inverno

Com a chegada do inverno, chega também a ocorrência mais frequente de gripes, resfriados, sinusites e crises de rinite. Isto acontece porque o clima frio e úmido propicia a maior proliferação de vírus causadores de gripes e resfriados; bactérias causadoras de sinusites e as alterações climáticas bruscas pioram a rinite alérgica. As diferenças entre esses problemas são sutis, mas se identificadas, ajudam no correto diagnóstico e tratamento, com melhora mais rápida dos sintomas, evitando reincidência e também  que se transmita para outras pessoas. Entenda as diferenças e saiba como se prevenir.

espirro

Gripe comum: causada pelo vírus influenza, se apresenta com febre que pode chegar até 39°, congestão nasal intensa, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, catarro e dor no corpo.

H1N1: causada pelo vírus influenza A, subtipo H1N1, pode se apresentar exatamente como uma gripe comum ou com sintomas mais exuberantes. Temos febre súbita de até 39°; fortes dores de cabeça, musculares e nas articulações; ardor nos olhos; calafrios e tosse seca e contínua. Aparecimento de falta de ar pode significar uma complicação pulmonar. Fique atento!

Resfriados: causados por outros tipos de vírus, tais como rinovírus ou adenovírus; seus sintomas são espirros, coriza hialina, irritação na garganta, lacrimejamento, febre baixa e de curta duração.

Rinite alérgica: não infecciosa, desencadeada por exposição à alergenos como poeira e ácaro ou a agentes irritantes como cheiros fortes e clima frio; os sintomas são coriza, espirros, nariz trancado, coceira na garganta e olhos.

Na presença de infecção viral, o tratamento é feito com repouso e medicamentos para aliviar os sintomas. Vale lembrar que durante essas infecções, como nosso organismo fica com a imunidade rebaixada, é comum que apareçam bactérias oportunistas que invadem nossas vias respiratórias, causando sinusite e pneumonias. Portanto, se os sintomas demorarem a desaparecer, ou após um breve período de melhora se agravarem, dirija-se imediatamente ao médico para tratamento.

Para se prevenir das gripes comuns e H1N1, é importante tomar a vacina contra gripe anualmente. Porém, mesmo tomando a vacina você pode contrair uma gripe. Pois anualmente surgem novas cepas de influenza que podem não estar nesta vacina. Mas, tenha certeza que a vacina ajuda a evitar as temidas complicações das gripes que são as pneumonias e meningites.

Mas e a sinusite? A sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores, conhecidas como seios da face. Predispõem à sinusite algumas alterações anatômicas, infecção ou alergia que provoquem inflamação das mucosas e que facilitam a instalação de germes oportunistas. Por isso, ela pode aparecer junto de gripes, resfriados ou crises de rinites. Os sintomas são secreção nasal purulenta, obstrução nasal, dor e peso no rosto, tosse produtiva e dor de garganta. O tratamento da sinusite normalmente requer antibióticos.

O contágio destas doenças se dá pelo contato direto com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. O importante para o inverno são os cuidados básicos para impedir a contaminação. Entre eles estão: lavar as mãos frequentemente e higienizá-las com álcool 70% e evitar levá-las a boca, nariz ou olhos, evitar locais fechados e com muitas pessoas, manter a casa e local de trabalho arejados. Levar uma vida saudável, com boa alimentação, também ajuda, por melhorar as defesas naturais do corpo. Na presença de sintomas, a recomendação é fazer repouso e procurar um médico para administração de medicamentos. Evite sempre a automedicação.


Sobre o Autor

Flavia Amaral
Flavia Amaral

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica – PUC – RJ Residência em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Campinas – SP

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.