Implantes: protocolos na substituição de dentaduras

Passar pelo desconforto causado pelas dentaduras já pode ser considerado coisa do passado. Se a estrutura óssea estiver preservada, é possível fazer a prótese de protocolo. Este tipo de prótese é produzido com uma estrutura metálica ultrarresistente que será fixada em pinos de titânio que devem ser implantados na arcada. O dentista irá avaliar a saúde bucal do paciente para identificar os locais mais indicados para receber os pinos que darão a sustentação à prótese de protocolo. O procedimento pode ser feito tanto no maxilar quanto na mandíbula.

Primeiramente o Implantodontista fará a introdução cirúrgica de 4 a 8 implantes dentários que servem como pilares. Sobre a estrutura metálica é colocada uma gengiva artificial com dentes de porcelana (nacionais ou importados) para que o resultado seja o mais natural possível. É essa gengiva que ficará aparente quando a pessoa sorrir, por exemplo. A placa de metal ficará escondida sob a falsa gengiva. Por ser complexo, o procedimento deve ser feito por um dentista especializado em implantes, que irá garantir a segurança no ato cirúrgico e o conforto no pós-operatório.

Women-Happy-Denture-Wearer

Para fazer o procedimento o dentista terá que analisar, primeiramente, a saúde bucal do paciente para identificar os locais mais indicados para receber os pinos que darão a sustentação à prótese de protocolo. Ao final, este procedimento devolverá a qualidade de vida do paciente e autoestima, já que a prótese fixa será estável, estética e imperceptível aos olhos alheios, e ainda ganhar um sorriso belo e natural. Os dentes de porcelana possuem uma textura extremamente natural, sendo quase imperceptível a colocação da prótese. Além de um sorriso atraente o paciente experimentará segurança na hora de falar e mastigar, pois com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual de poder de mastigação sobe para 85%.

A substituição da dentadura pelo protocolo é indicada para as pessoas que enfrentam desconforto por usar a prótese móvel. Pacientes que possuam dentes comprometidos e que apresentam mobilidade também podem optar pelo protocolo dental. Após o processo cirúrgico, é necessário manter consultas periódicas ao dentista e prezar pela higiene completa dos novos dentes.

Não optar pela substituição das dentaduras pela prótese sobre implante pode acarretar prejuízos para o paciente. Alguns dos problemas que podem aparecer é a dificuldade na mastigação e por consequência, na digestão. A prótese móvel dificulta a higiene bucal. Ela também pode provocar interferência na fala e ainda perda óssea severa.

 

Odontovida Clínica Integrada

fone: (44) 3523-4565/ 9863-4051
Rua São Josafat, 1257 – Centro – Campo Mourão -PR

 

Sobre o Autor

Luiz Augusto Machado Guerreiro
Luiz Augusto Machado Guerreiro

CRO/PR 13889 Cirurgião Dentista

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.