Efeitos do cigarro: sobre os dentes e a boca

efeitos do cigarro sobre os dentes e a bocaSalve seu sorriso: estudos recentes têm demonstrado que o uso do cigarro pode ser um dos mais significantes fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da doença periodontal. Outras pesquisas mostram que fumantes perdem mais dentes do que os não-fumantes. De fato, de acordo com dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças Norte Americano, somente cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos que nunca fumaram são desdentadas, enquanto 42% de fumantes diários com mais de 65 anos são desdentados.

Além disso, estudos mostram que fumantes não têm boa cicatrização após o tratamento periodontal, como ex-fumantes ou não-fumantes. Este problema está ligado aos produtos químicos contidos no cigarro, que retardam o processo de cicatrização. Portanto, o fumo torna os resultados do tratamento periodontal menos previsíveis. Entretanto, esses efeitos são reversíveis, caso o fumante pare de fumar antes do início do tratamento.

O fumo também está relacionado com diversos outros problemas bucais, tais como:

Mas o que é Doença Periodontal?
A doença periodontal, que atinge a gengiva e os ligamentos, ocasiona perda dos ossos que suportam os dentes. Ela é mais comum na população acima dos 40 anos. Por ser uma doença crônica, o tempo de exposição às substâncias presentes no cigarro é determinante para o agravamento do problema. A doença periodontal pode causar sangramento gengival, mobilidade dentária e, até mesmo, perda dos dentes. Nesse caso, o fator tabagismo é a porta de entrada por provocar a diminuição na resposta imunológica e inflamatória do fumante.
Outro efeito causado pelo tabaco é a redução na produção de saliva que, além de potencializar a ação de bactérias nocivas à boca, poderá causar alteração no sabor dos alimentos, devido ao atrofiamento das papilas gustativas existentes na língua. Além disso, as conseqüências do cigarro vão muito além das questões de saúde e afetam a estética de quem fuma. Mau hálito e manchas nos dentes são bons exemplos disso.

 

Rosseti Odontologia

Fone: (44) 3525-4270
Av. João Bento, 1300 – Campo Mourão -PR

 

Sobre o Autor

Valdecir Rosseti
Valdecir Rosseti

CRO/PR 2299-6 Especialista em Implantodontia, Especialista em Prótese Dentária e Prótese sobre Implante, Reabilitador Oral.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.