O que faz você perder o sono?

InsôniaA insônia é umas das queixas mais frequentes nos consultórios psiquiátricos. Algumas vezes aparecem como a “queixa principal”, em outras situações, como parte de um conjunto de diversos sintomas. Seja como for, é extremamente desagradável passar por uma noite mal dormida.

Podemos encarar a insônia como uma reação a algum stress momentâneo. Nestes casos, quando resolvido o fator desencadeante, o sono volta ao normal espontaneamente. O problema é quando a falta de sono vira rotina. Existem diversas formas de manifestação da insônia:

 

 

  • Insônia Inicial: dificuldade em pegar no sono.
  • Insônia Intermediária: dificuldade em manter o sono/múltiplos despertares noturnos.
  • Insônia Terminal: despertar horas antes do habitual e não conseguir retomar o sono.
  • Impercepção do sono: a pessoa dorme várias horas, mas sente como se não tivesse dormido o suficiente.

Assim como existem várias formas de se manifestar, são vários os fatores que podem estar envolvidos no surgimento e/ou na perpetuação da insônia.

tabelaNa tabela ao lado estão listados alguns fatores predisponentes (que aumentam as chances de ter insônia), fatores precipitantes (que precipitam/causam a insônia) e fatores perpetuantes (que contribuem para a persistência da insônia, tornando-a rotineira).

O tratamento da insônia vai desde medidas simples de apoio (que chamamos de Higiene do Sono) até o uso de medicamentos, em casos especiais e por tempo determinado.

Infelizmente percebe-se o uso indiscriminado de medicamentos benzodiazepínicos (os famosos “faixa preta”), o que pode trazer sérias consequências e até mesmo levar à dependência/tolerância medicamentosa.

Por isso a importância de procurar um profissional especializado, que possa orientar adequadamente e, se necessário, prescrever algum medicamento com segurança.

Um guia de medidas de apoio para prevenir/combater formas leves de insônia, você pode encontrar no site www.patriciaprohmann.com.br/artigos.


Sobre o Autor

Patrícia Prohmann
Patrícia Prohmann

Médica Psiquiatra, Graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB), Membro da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e Associada Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.