Lentes e facetas de porcelana ao alcance de todos

8

Atualmente muito tem se falado sobre um novo tipo de planejamento dental, o DSD, sigla que significa Digital Smile Design, um planejamento estético dos dentes em que são usadas as chamadas lentes de contato e facetas de porcelana. Esse tipo de tratamento melhora o sorriso e a qualidade dos dentes, sendo muito procurado por artistas, que desejam deixar os dentes no formato, cor e tamanho que sempre quiseram. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o dentista Thiago F. Menin, da OdontoCis.

Thiago-MeninMetrópole: Qual a diferença entre lentes de contato dentais e facetas de porcelana?
Thiago Menin: As lentes de contato dentais não necessitam de reparo ou desgaste no dente. Você só encaixa e cimenta. Quando tem que fazer algum tipo de desgaste, por mínimo que seja, a gente chama de facetas de porcelana. E esse desgaste quando feito é mínimo, de 0,3 a 0,5 milímetros. Independente de uma e de outra, o material a ser utilizado é o mesmo, porcelana pura. Depois de cimentado, de colado no dente, ela não quebra, não descola e não mancha. E ela se mantém pelo resto da vida. A porcelana não tem alteração de cor, diferente das facetas de resina por exemplo, que com o passar do tempo precisam ser trocadas. As de porcelana precisam de manutenção normal, como se fosse um dente natural. Esse processo é chamado de biomimetização, ou seja, a gente vai devolver ao paciente o esmalte dentário que ele perdeu ao longo da vida.

Metrópole: Quem pode colocar lentes de contato e facetas de porcelana?
Thiago Menin: Qualquer pessoa que tem os dentes totalmente formados, independente da idade. É um tratamento que está sendo chamado como “o tratamento das celebridades”. Artistas como Reinaldo Gianechini, Flávia Alessandra e Malvino Salvador têm essas facetas de porcelana. E isso é interessante, que não é que eles tinham dentes feios, eles não gostavam do formato, do tamanho ou da cor do dente. Muitos pacientes têm o dente bonito, mas não condiz com o tamanho do paciente. Tenho muitos casos de pacientes que são homens, são grandes, mas tem os dentes muito pequenos. A gente trabalha com o visagismo, que é buscar nos traços do paciente, qual sorriso melhor combina com ele. Até a personalidade do paciente influencia pra gente definir o formato do dente dele.

Metrópole: Como é o passo a passo desse procedimento?
Thiago Menin: O primeiro passo são fotos e vídeos do paciente. Tudo isso a gente joga no computador e projeta na TV, pra ele escolher o que quer mudar, se olhando de frente. A partir do momento em que ele escolhe o que quer mudar, fica fácil pra gente fazer um enceramento, um “test drive” como chamamos. Com esse enceramento ele prova e vai ver como fica o “depois” do tratamento, antes do mesmo ser iniciado e aprovar. Só depois que ele aprovou que vamos mexer no dente. Antes disso só é feita uma moldagem.

Metrópole: Quanto tempo demora o tratamento?
Thiago Menin: Hoje em dia temos laboratório próprio, com um ceramista que faz o trabalho exclusivamente para nossos pacientes. A partir do momento que a gente fez a moldagem para fazer a faceta, no máximo em 5 dias a gente finaliza o tratamento. A gente trabalha também com o sistema de Day Clinic, que trabalha na área de prótese e de implante. É um tratamento em que o paciente vem e pode fazer todo o procedimento no mesmo dia, como é o caso de muitos pacientes empresários e agricultores que não podem ficar saindo muito de sua propriedade ou trabalho, ou até mesmo pacientes de outras cidades.
Funciona assim: ele vai fazer todos os procedimentos que precisam ser feitos, em um único dia. Não precisa vir em várias sessões, ele separa um dia na agenda dele e faz tudo de uma vez. Na parte da manhã faz a moldagem e até o meio dia faz a prova de como vai ficar. Até a tarde a gente prepara todos os dentes e ele volta aqui só para cimentar os dentes. Em dias assim, atendemos no máximo dois pacientes. Tomamos o cuidado para que o paciente não saia daqui sem dentes, se não for o definitivo, preparamos um provisório. E se o paciente não for da cidade, disponibilizamos pra ele um hotel pra ficar repousando, pra que ele não fique esperando no carro ou na clínica. Ele fica no hotel com quem o tiver acompanhando, aguardando e assim que estivermos preparados para atendê-lo, ele vem, faz o procedimento e pode ir pra casa à noite, ou no finalzinho da tarde.

Thiago-MeninMetrópole: Esse tratamento corre o risco de manchar, quebrar ou sofrer algum dano?
Thiago Menin: A grande vantagem das facetas de porcelana e lentes de contato dentárias é que elas não mancham nunca, porque não tem porosidade. Antes de cimentar, é até fácil de quebrar, mas depois de cimentada, ela é mais resistente que o dente natural. Cimentar é uma colagem, é um material que vai unir a faceta ao dente natural. Ela é uma cimentação química e mecânica. É uma luz azul que vai cimentar a faceta, uma luz de led que vai promover a primeira colagem, depois tem uma adesão química, que com o passar do tempo vai colar mais ainda.

Metrópole: A recuperação é rápida? Quanto tempo o paciente tem que esperar antes de usar os dentes normalmente?
Thiago Menin: No dia seguinte o paciente já vai poder comer o que quiser. Claro, tem que ter os cuidados que ele teria com o dente natural. Mas a gente tem casos de que a pessoa fez faceta em todos os dentes, porque precisava fazer reabilitação. Fez em todos os dentes da boca e não teve caso de soltar. Mas um pino que fez há muitos anos atrás se soltou, e a faceta continuou ainda ali grudada nele. Antes de começar, o paciente precisa fazer uma avaliação dos tratamentos anteriores para ver se estão todos bons, se não precisa retocar, para depois partir para as facetas.

Metrópole: É possível fazer alterações nas facetas após o procedimento?
Thiago Menin: Depois de cimentadas, não. Por isso todo paciente precisa passar pelo “test drive” antes de cimentar. O paciente prova, e vai até pra casa com esse “test drive”. A gente pede o máximo de informações possíveis, para planejar melhor. Os pacientes já provam antes, já fazemos todas as mudanças antes. A fase do enceramento pode ser refeita várias vezes. Eu vou apresentar um projeto, mas ele pode não gostar daquele projeto. Aí podemos partir para um outro projeto. A partir do momento que a gente colou, não solta. Diferente da de resina, que tem o custo mais baixo, mas com o tempo ela gasta, mancha ou quebra. Já a de porcelana não, é pra sempre.

Metrópole: Podemos afirmar que as facetas e lentes são procedimentos para qualquer pessoa?
Thiago Menin: Sim, para qualquer pessoa. Qualquer um que não gostar do formato, do tamanho ou da cor do seu dente, ele pode fazer facetas de porcelana, não apenas quem tem dentes com problemas. Isso depende de uma avaliação prévia, pois podemos fazer 2, 3, 4 ou a arcada toda. Tudo depende da necessidade do paciente e do que ele precisa. Então às vezes uma coisinha mínima, já altera o formato do sorriso. É o caso da maioria dos artistas que fazem. Eles já tem o sorriso bonito, mas procuram melhorar.

Metrópole: Quais são suas considerações finais?
Thiago Menin: Antigamente era um tratamento muito caro e hoje estamos conseguindo viabilizar isso para os pacientes, principalmente por termos laboratório próprio. Hoje em dia não é algo apenas para os artistas, estamos levando isso para o público em geral. O custo não é como o de uma resina que vai ter problemas logo, mas é algo para o resto da vida, é um tratamento que vai mudar a vida dele da água pro vinho. Vai melhorar a autoestima, a mastigação e a estética. Pro paciente a gente faz o antes e o depois, fazemos algumas  fotos para ele ver como ficou o novo sorriso em comparação ao antigo. Fazemos fotos artísticas para ele ter uma lembrança. Aqui pensamos que além do paciente ter o melhor tratamento possível, ele precisa ter o melhor conforto possível. Isso é uma preocupação que temos, além de cercar ele com os melhores profissionais, as melhores tecnologias e as melhores técnicas que existem no mundo, também oferecemos conforto pra ele se sentir bem.

 

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


8 Comentários


  1.  

    Qual o custo em média ???




  2.  

    Por favor coloquei 6 facetas em porcelana há 3 meses e uma se quebrou no meio na vertical, isso é normal achei estranho.




  3.  

    Posso usar faceta? Tenho Bruxismo, mais uso uma plaquinha reforçada para dormir.




  4.  

    Um conselho se tiver seu dente, não faça.. pois desgatei tdo meu dente que tava bom, isso já faz quase 2 meses, to com provisoria não da pra comer nada, e doi muito. Faz clareamento sei la. Mas isso melhor não fazer… Não tem como ter o dente que a gente nasceu.




  5.  


  6.  

    especialmente arrependida com as facetas ou lentes de porcelana nos dentes. custo altíssimo. desgaste dos dentes, em tratamento desde janeiro, entortou tudooooooo. retirou, provisório novamente, instalou porcaria, meu dente central acabou de quebrar. o profissional é tão negligente, imprudente e imperito. To entrando na justiça p discutir o contrato. quero meus dentes de volta e meu dinheiro




  7.  



Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.