Claudia Garcez revela seus dotes culinários

0

Claudia-Receita-IMG_7628A médica Claudia Garcez é uma cozinheira de mão cheia. Os amigos e familiares tornam-se cobaias de suas receitas deliciosas. Ela recebeu a Revista Metrópole na casa da amiga e madrinha Denise Kravchychyn e ensinou a preparar um Macarrão ao Pomodoro com Camarões.

A culinária entrou na vida de Claudia Garcez quando ainda era criança. Carioca de nascença e mourãoense por opção, ela conta que sempre gostou de cozinhar, mas foi aos 9 anos que a avó a ensinou a manusear as panelas. “Minha brincadeira favorita era fazer comidinha, mas de verdade. Depois de um tempo eu comecei a ensinar a minha mãe”, relembra ela. Sempre apresentando talento e satisfação por cozinhar, ela nunca mais parou de aprender e melhorar suas receitas. “Eu sempre gostei de cozinhar e, aos poucos, através de cursos e livros, eu fui aprendendo e gostando mais ainda”, relata.

Claudia já fez diversos cursos, entre eles, os de comida japonesa, italiana e mexicana, sendo este um dos tipos de comida de que mais gosta. Curiosa, ela também compra livros sobre o assunto, e ganha muitos presentes com esta temática. “Os amigos sabem que eu gosto e me dão diversos presentes relacionados à culinária”, comenta. Um dos últimos presentes que ganhou foi relacionado à comida tailandesa. “Recebi em casa uma caixa com um livro sobre comida tailandesa e vários ingredientes que eu não encontraria aqui. Detalhe: eu nunca tinha experimentado comida tailandesa, até então”.

Claudia-Receita-IMG_7760E é através destes cursos, livros, e também através da televisão e internet que Claudia aprende novas receitas. Os amigos viram cobaias e também os críticos. A médica tem pouco tempo para cozinhar no dia-a-dia e, por isso, reúne os amigos e familiares aos finais de semana para cozinhar e, claro, comer.  Os dotes culinários de Claudia fazem sucesso entre os amigos. Ela sempre comemora o aniversário com uma deliciosa Paella com frutos de mar, peixes e frango. “Sou descendente de espanhóis e todo ano eu preparo uma Paella para amigos e familiares no meu aniversário. Já é tradicional”, diz.

Entre os profissionais que inspiram Claudia, está a Chef Ana Paula Daleffe, do Buffet Telhados de Paris. “Descobri o talento dela no aniversário de sete anos de minha filha, que hoje tem 20. Tenho verdadeira admiração pelo trabalho dela”, orgulha-se. As receitas que mais gosta de comer e preparar são aquelas que vão frutos do mar, e aqui, ela nos ensina a preparar um delicioso Macarrão ao Pomodoro com Camarão, com todas as dicas e truques de uma cozinheira de mão cheia.

 

Macarrão ao Pomodoro com Camarão

Ingredientes:

– 500 g de macarrão tipo espaguete de
boa qualidade (pode ser utilizado o
macarrão integral)
– 2 ou 3 latas de tomates pelados
– 20 camarões grandes e limpos
– 3 dentes de alho grandes
– 1 xícara de manjericão fresco
– Sal a gosto
– Açúcar
– Azeite

Modo de fazer:

Coloque numa panela ao fogo o alho cortado em lâminas e o azeite. Claudia dá a dica: “Não frite. Deixe o alho apenas esquentar, porque eu quero o gosto puro do alho e não dele frito”.

Acrescente os tomates pelados picados na panela: a dica é cortar os tomates dentro da lata mesmo.

Coloque sal e açúcar para tirar o azedo do tomate. “Coloque o sal até o ponto que desejar e vai colocando açúcar. A quantidade varia porque tem latas de tomates que são mais azedas e outras não”, aconselha Claudia.

Em uma frigideira, aqueça o azeite. Frite os camarões por um minuto de cada lado, até dourar. Importante: não coloque nenhum tempero no camarão. “O tempero que eu quero no camarão é o mesmo do molho”, observa. Reserve.

Coloque o macarrão para cozinhar em uma panela com água e sal.

Dê ponto ao molho, adicionando água sempre que achar que está ficando muito firme. A dica aqui é: utilizar a mesma água que está fervendo o macarrão, pois ela possui o amido do macarrão, que dá uma consistência cremosa ao molho e o ajuda a grudar no macarrão. “Eu não quero que fique aquele molho aguado. Por isso essa dica é importante”, ressalta a cozinheira.

Acrescente o manjericão fresco. “O manjericão seco tem outro gosto, por isso o fresco. E a quantidade é grande, porque ele some quando cai no molho”.Por fim, acrescente os camarões fritos, misture e sirva com queijo parmesão ralado na hora.

Claudia dá outras dicas para esta e outras receitas. A primeira: escolha ingredientes de boa qualidade. “Hoje em dia, os ingredientes de boa qualidade não têm preços tão mais altos. A boa escolha dos ingredientes faz toda a diferença no resultado final”, ressalta. Sobre os camarões, ela alerta: “Compre de alguém de confiança. E no preparo, não deixe muito tempo ao fogo, para que não fique com aquela textura emborrachada”. Sobre os tomates pelados, ela avisa que as latas são encontradas em supermercados, mas nada impede que se faça em casa. “São tomates cozidos sem pele e sem semente. Se você tiver tempo de cozinhar por várias horas dá pra fazer assim. Mas nessa vida agitada que levamos, as latinhas do supermercado são bem mais fáceis”, explica. Esta receita serve até 5 pessoas.

 

Fotos: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Liandra Cordeiro
Liandra Cordeiro


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.