Facetas de porcelana

A demanda de pacientes interessados em tratamento estético dos dentes anteriores está em constante crescimento. Por conseguinte, várias opções de tratamento têm sido propostas para restaurar a aparência estética da dentição. Durante um longo período de tempo, o tipo de tratamento mais comum e durável esteticamente era a confecção de coroas totais, sendo elas metalocerâmicas ou totalmente livres de metal (as conhecidas jaquetas de porcelana). No entanto, esta abordagem é, sem dúvida, muito invasiva, com um desgaste substancial da estrutura dentária e possíveis efeitos adversos sobre a polpa e os tecidos periodontais. Sua indicação existe ainda hoje, sendo uma excelente opção de tratamento quando não houver estrutura da coroa do dente suficiente para a confecção de Laminados Cerâmicos (Faceta Cerâmica).

Facetas de porcelanaO grande avanço dos materiais adesivos aos dentes, associados aos materiais restauradores estéticos, tornaram possível a confecção de facetas com resina composta, realizadas no próprio consultório odontológico, sem a necessidade do trabalho do técnico em prótese dentária. No entanto, tais restaurações ainda sofrem uma longevidade limitada, tendo em vista que as resinas compostas permanecem suscetíveis a descoloração, desgaste e fraturas marginais, reduzindo, assim, o resultado estético em longo prazo.

Em busca de melhores tratamentos estéticos e mais duráveis, facetas de porcelana foram introduzidas nas ultimas décadas, sendo o material que mais se aproxima da cor e textura dos dentes naturais. A ideia de facetas de porcelana não é nova. Em 1938, o Dr. Charles Pincus, desenvolvera uma técnica, na qual laminados cerâmicos eram retidos a uma prótese adesiva durante as filmagens cinematográficas de Hollywood. Essas facetas, por serem muito frágeis, eram imediatamente removidas após o termino das filmagens, já que não havia nenhum sistema adesivo capaz de anexá-las permanentemente aos dentes. Após algumas décadas, com o desenvolvimento dos sistemas adesivos, tornou-se possível a confecção de facetas cerâmicas adesivamente cimentadas. Esse avanço dos materiais adesivos, das porcelanas e técnicas clinico-laboratoriais, continua a ser estudado e desenvolvido ano após ano por pesquisadores das universidades e até mesmo pelas empresas fabricantes, que estão em constante desenvolvimento de materiais estéticos e mais resistentes à fratura e ao desgaste.

Nas técnicas atuais, um pequeno desgaste dentário é necessário para confecção de laminados cerâmicos. Dessa forma não agridem a polpa dentária e os tecidos periodontais. Quanto às propriedades estéticas das facetas de porcelana, essas restaurações mantêm suas características, como cor e formato em longo prazo, levando sempre o paciente a um alto grau de satisfação durante anos.

As maiores contraindicações para este tipo de tratamento são os hábitos parafuncionais (bruxismo, morder objetos, roer unhas). Trata-se de um procedimento bastante simples e rápido, sendo necessárias apenas duas consultas para a realização do procedimento, uma para efetuar os preparos, moldagem e confecção dos provisórios e outra para a cimentação.

Hoje em dia, é possível ter uma visualização prévia de como será o tratamento, por meio de técnicas fotográficas associadas a programas de computador, onde é possível manipular as imagens, simulando o resultado final. Por se tratar de um procedimento irreversível, é necessário que se consulte um cirurgião dentista habilitado para tal. Com certeza, uma boa conversa para sanar as dúvidas antes de qualquer procedimento é essencial.


Sobre o Autor

Dennys Vieira
Dennys Vieira

Cirurgião Dentista, especializado e pós-graduado em Prótese Dentária pelo Instituto de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), atualizado e aperfeiçoado em Implantes Dentários pelo Desenvolvimento Integral de Saúde (DIS-RJ), atualizado e aperfeiçoado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ).


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.