Como cuidar de suas próteses totais (dentaduras)

Infelizmente poucos portadores de dentaduras recebem informações e orientações sobre os cuidados de higiene. A manutenção ajuda a evitar problemas de saúde oral como, por exemplo, a candidíase e úlceras traumáticas na gengiva. A primeira é causada por fungos associados à má higienização. A segunda pelo atrito da base da dentadura sobre os tecidos moles ou próteses mal adaptadas ou quebradas.

como cuidar de suas prótesesEstes transtornos poderiam ser evitados com retornos aos consultórios, para verificar o desgaste e encaixe da prótese na boca do paciente. Entre os benefícios da manutenção está a diminuição da flacidez muscular, que dá aspecto de envelhecimento ao rosto do paciente e também evita a protrusão da mandíbula (queixo pra frente) que também prejudica a estética facial.  Em casos mais severos, o desgaste das dentaduras pode provocar o aparecimento de dores musculares e nas articulações, que são confundidas, muitas vezes, com problemas de ouvido.

Em média, há a necessidade de trocas das próteses a cada 5 anos, devido ao desgaste dos dentes artificiais e da reabsorção óssea fisiológica que ocorre com o passar do tempo.

Como higienizar as próteses totais?

A higienização pode ser realizada associando-se o método mecânico (por escovação) e o método químico, através de soluções apropriadas.

– Método mecânico: escovar as próteses pelo menos duas vezes ao dia, evitando o uso excessivo de creme dental, que pode riscar a resina acrílica, tirar seu polimento e permitir uma maior aderência de placa bacteriana na sua superfície, dificultando a sua higienização. Pode-se utilizar sabão neutro para este procedimento.
– Método químico: uma solução química que pode ser feita pelo usuário para desinfetar as próteses totais diluindo uma colher de sopa de hipoclorito de sódio com concentração de 2 a 3% (água sanitária) em um copo (300ml) de água. O paciente pode deixar a prótese durante toda a noite nessa solução e escová-la pela manhã. Entretanto, não pode ser usada em próteses com metal na sua estrutura (pontes móveis), pois o hipoclorito pode corroê-lo.

Como deve ser feita a higienização de uma boca sem dentes? Com escova de dentes de cerdas macias, o paciente deve escovar e massagear a língua, a gengiva e o céu da boca para eliminar a placa bacteriana e os resíduos alimentares, estimulando a circulação nesses locais. A saburra lingual é responsável por grande parte de casos de halitose (mau hálito). Podem ser indicados os limpadores ou raspadores de língua. Existem produtos para enxágues bucais eficientes para fazer a assepsia bucal. Além de conterem agentes antimicrobianos, dão sabor e odor agradáveis.

O ideal é retirar as próteses durante a noite para promover o descanso necessário aos tecidos de suporte que durante todo o dia sofreram a ação das forças de compressão. Quando as próteses não estiverem em uso, sempre mantê-las imersas em água ou solução desinfetante.

O que fazer se a sua prótese não tiver retenção?
Muitas vezes, as pessoas possuem maxilares com pouca gengiva, deixando as dentaduras sem estabilidade. Nestes casos, os usuários de dentaduras, sendo devidamente orientados, podem fazer uso de adesivos ou fixadores, gozando de segurança, conforto e maior estabilidade de sua prótese, sem efeitos adversos e contra-indicações.

Como proceder se a prótese machucar?
Se a prótese provocar alguma irritação aos tecidos é aconselhável removê-la por um determinado tempo. Mas utilize por várias horas antes de ir ao dentista, para que os locais dolorosos ou irritados possam ser vistos e corrigidos adequadamente.

Hábitos Inadequados
– Nunca desgaste suas próteses por conta própria, com a intenção de ajustá-las.
– Não ferva a prótese com a intenção de limpá-la ou desinfetá-la, pois poderá causar distorções na resina acrílica. Não utilize produtos de limpeza que sejam muito abrasivos, como bicarbonato de sódio, esponjas de aço, etc.


Sobre o Autor

Luiz Augusto Machado Guerreiro
Luiz Augusto Machado Guerreiro

CRO/PR 13889 Cirurgião Dentista

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.