Cirurgia buco-maxilo-facial e implantes com Dr. Marcos Alcântara

0

Quem passou recentemente pela Rua Brasil, esquina com Avenida Comendador Norberto Marcondes, reparou que a clínica do cirurgião buco-maxilo-facial Doutor Marcos Alcântara de Lima passou por uma reforma. A estrutura foi remodelada e redecorada a fim de oferecer mais conforto, qualidade e segurança aos pacientes. Conheça mais sobre o trabalho do Dr. Marcos.

Marcos AlcântaraGraduado pela Universidade de Presidente Prudente, Dr. Marcos possui especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela USP Bauru (SP), residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial (duração de dois anos) no Hospital Santa Genoveva de Uberlândia(MG) e é mestre em cirurgia buco-maxilo-facial pela Universidade de Marília (SP). Possui ainda título de especialista em Radiologia pela Universidade de Campinas (SP) e pós-graduação em Urgência e Emergência.

Ele conta que há 25 anos, quando começou a atuar como cirurgião buco- maxilo-facial, a especialidade não era de conhecimento dos pacientes e de muitos profissionais. Nos hospitais, recebia pacientes indicados por médicos, para as cirurgias de trauma de face. Na clínica, as indicações vinham de profissionais da odontologia para cirurgias de consultório. “A divulgação da minha área de atuação era permanente”, diz. Segundo ele, a escolha pela odontologia não foi repentina. “Ocorreu aos poucos, quando eu era atendido como paciente. Depois fui me inteirando da profissão e fui simpatizando. Quando chegou a hora do vestibular era minha única opção”, relembra.

Dr. Marcos é mourãoense e seu trabalho se pauta no completo rastreamento do histórico médico do paciente. “O paciente responde um questionário de aproximadamente 50 perguntas, com as quais eu terei praticamente todas as respostas para um tratamento mais seguro e com a certeza de sucesso, tanto para implantes como para outras cirurgias”, destaca. Por ter especialização em radiologia, ele faz diagnóstico através de imagens da radiografia e da tomografia computadorizada, favorecendo o paciente.

Os pacientes dele encontram, em sua clínica, a segurança e cuidados similares a de um hospital, com área administrativa separada da área clínica.  Todo paciente para entrar na área clínica para procedimentos é paramentado com gorro, jaleco e propé (sapato de tecido). “Com estas medidas, eu procuro manter um ambiente muito limpo e seguro, que visa proteger o paciente e a equipe de infecções e contaminações cruzadas”, explica. Além disso, a clínica possui setor de lavanderia, exclusivamente para campos cirúrgicos, setor de expurgo (onde os instrumentos são lavados) e o setor de esterilização.

Os procedimentos que realiza são muitos. Faz cirurgia e tratamentos menos evasivos na própria clínica, como os pequenos enxertos ósseos, cirurgias dos dentes do siso, disfunção de ATM (causam dores de cabeça e barulho perto do ouvido) e implantes dentários, biópsia, cirurgia para remover freio lingual ou labial, cirurgia para tração de dentes inclusos para ortodontia, cistos, odontoma (cisto) e outras cirurgias orais. Já no trabalho com Urgência e Emergência, ele atende pacientes que sofreram fratura da face e outros procedimentos, como grandes enxertos ósseos para instalação de implantes, expansão da maxila para ortodontia e cirurgia ortognática (cirurgia que busca melhorias da parte funcional e estéticas da face), além de outras situações.

Outro procedimento que realiza é o de implantes, que segundo ele, revolucionaram o diagnóstico e o planejamento para execução e manutenção das reabilitações orais. “Um dos grandes benefícios das cirurgias de implante é promover e devolver a autoestima ao paciente, reintegrando a sua vida social, devolvendo a ele a estética e a função mastigatória”, explica.

Clínica-Marcos-Alcântara-IMG_5564No entanto, o Doutor explica que as cirurgias de implantes não são procedimentos tão simples. São necessários exames laboratoriais e exames em modelo de gesso para que seja confeccionado um modelo em resina. O planejamento pré-operatório inclui ainda tomografia computadorizada. Este exame é enviado para Brasília (DF), onde é confeccionada, em acrílico transparente, uma réplica fiel da mandíbula ou da maxila do paciente em uma impressora 3D. “Podemos, dessa forma, visualizar todas as estruturas anatômicas importantes, evitando algum acidente na hora da colocação dos implantes”, completa.

Com tantos anos atuando em Campo Mourão, Dr. Marcos conquistou um reconhecimento considerável. Talvez seu segredo para estas conquistas tenha sido o cuidado diário que dedica aos seus pacientes, sempre pronto para passar orientações e ajudar no tratamento e recuperação.

Fotos: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Liandra Cordeiro
Liandra Cordeiro


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.