Avaliações e tratamentos em patologias ortopediátricas, joelho e quadril

0

OrtoclinA Ortoclín Clínica de Ortopedia e Traumatologia oferece atendimento em todas as áreas da especialidade, mas com especial atenção na ortopedia pediátrica, quadril e joelho.

O Dr Homero Cesar Cordeiro atua em quadril e ortopediatria, o Dr. Benito Marcelo Ferri, em joelho e o Dr. Raphael Sinatra de Camargo em quadril. Todos membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com os ortopedistas, com perguntas sobre a especialidade de cada um:

 

 

Ortopedia Pediátria – Dr. Homero C. Cordeiro

Homero C. CordeiroMetrópole: O que é Ortopedia Pediátrica?

Dr. Homero: Ortopedia pediátrica é uma sub especialidade que se dedica a patologias
osteoarticulares e musculares desde o nascimento (doenças congênitas) até 16 anos de idade (idade que na maioria das vezes finalizou o crescimento ósseo). Assim como fraturas que neste período requer atenção especial para não comprometer o crescimento da parte afetada.

Metrópole: Quais patologias congênitas são mais comuns?

Dr. Homero: Existem muitas patologias que aparecem no consultório, mas a luxação congênita de quadril e o pé torto congênito têm bons resultados quando diagnosticados e tratados precocemente (logo após o nascimento). Diagnosticado tardiamente o resultado não é favorável.

Metrópole: Crianças de baixa estatura, como avaliar possíveis tratamentos?

Dr. Homero: É importante avaliar se a baixa estatura é familiar (os pais tem baixa estatura) ou por problemas endócrinos. Existem vários critérios para analisar uma criança de baixa estatura que esteja na faixa etária de 10 a 14 anos e que possua maior chance de avaliação e tratamento adequado (através de estudo da placa de crescimento dos ossos do punho e mão). Entre 14 e 16 anos, pouca é a probabilidade terapêutica e acima dessa faixa etária não é recomendado o uso de medicamentos (hormônio do crescimento).

Metrópole: Problemas na infância e adolescência na coluna, joelhos e pés chatos, por exemplo, são acompanhados por esta especialidade?

Dr. Homero: Sim. Quando os pais levam as crianças ou adolescentes com queixa de postura (coluna), joelhos com desvios ou pés com planismo (pé chato), há a necessidade de avaliação rigorosa destes segmentos através de radiografias para análise de ângulos e o tratamento adequado a cada caso. Quanto mais cedo for feito a avaliação melhor o resultado, pois após os 16 anos estes desvios não corrigem com na totalidade com fisioterapia ou órteses.

Metrópole: Quanto a lesões no esporte?

Dr. Homero: A Ortoclín tem grande atendimento nas lesões desportivas e disponibiliza tratamento de lesões em todos os esportes tendo em vista que cada modalidade tem suas características. Fui médico do Paulista de Jundiaí (equipe de futebol profissional) de 1987 a 1993; da Federação Paranaense de Judô, em 1998 e 1999; ADAP Campo Mourão de 2004 a 2006 (quando foi vice-campeão paranaense de futebol) e atualmente damos apoio ao Basquete de Campo Mourão.

Metrópole: O senhor também atua em quadril?

Dr. Homero: Sim. A partir de 2000, tenho me dedicado às patologias do quadril, desde fraturas até doenças degenerativas com indicação de Prótese Total de Quadril. Com a chegada do Dr. Raphael, houve considerado avanço na qualidade deste porte cirúrgico. Mas vou deixar estas explanações com Dr Raphael.

 

Artroscopia e cirurgia do joelho – Dr. Benito M. Ferri

Benito M. FerriMetrópole: Quais são as principais patologias que ocorrem no joelho? Quais são os tratamentos?

Dr. Benito: As principais doenças do joelho são as lesões meniscais, ligamentares e a artrose, que é o desgaste da cartilagem articular. O tratamento das lesões varia com a gravidade e o tempo de evolução das lesões. Os tratamentos variam de uso de medicação antiinflamatória e analgésica, medicação para recuperar a cartilagem nos casos de lesão por artrose, fisioterapia e cirurgia em casos selecionados, que pode variar de uma cirurgia menos invasiva como a  artroscopia ou mais complexa como a prótese total de joelho.

Metrópole: O que é artroscopia do joelho? Quem deve fazer e por que?

Dr. Benito: A artroscopia de joelho é um procedimento que pode ser feito para diagnostico e tratamento de lesões da articulação do joelho. O procedimento é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia raquimedular e o paciente deve ter avaliação pré operatória para realizar o procedimento.

Metrópole: O que acontece após o procedimento?

Dr. Benito: Em procedimento de meniscectomia e do tratamento de cartilagem articular, o paciente fica em repouso no hospital e tem alta no outro dia. Deambula com muleta para proteção da articulação por poucas semanas.Em procedimentos maiores com reconstrução de ligamento pode ser preciso um repouso maior.

Metrópole: Como evolui a artroscopia de joelho?

Dr. Benito: O procedimento é realizado por video-artroscopia, portanto, a incisão é mínima e a evolução é bem rápida e em alguns casos podendo ter alta deambulando com apoio do membro operado.

Metrópole: Qual o tempo de recuperação do paciente?

Dr. Benito: A recuperação depende do procedimento realizado, mas em casos simples o paciente poderia voltar a atividade física normal em 30 dias.

Metrópole: O que é a prótese total do joelho? Para quem é recomendado?

Dr. Benito: Prótese total de joelho é a cirurgia de reconstrução da articulação quando esta apresenta alteração na sua superfície articular, que na maioria das vezes esta alterada por artrose,ela esta indicada a pessoas com idade mais avançada,uma cirurgia de grande porte com bons resultados,porém com maiores riscos que devem ser observados pelo medico assistente.

 

Prótese e problemas de quadril – Raphael S. de Camargo

Rafael S. CamargoMetrópole: Quais são os principais problemas e doenças que ocorrem no quadril? Quais são os tratamentos?

Dr. Raphael: As doenças que mais frequentemente acometem o quadril do adulto são: tendinites, bursites, contraturas e estiramentos musculares, além das fraturas e osteoartrites (desgaste da junta). De acordo com o tipo da doença o tratamento pode ser com uso de medicamentos, realização de infiltrações  e/ou cirurgia.

Metrópole: Quando está indicada a cirurgia de prótese de quadril?

Dr. Raphael: A Cirurgia de prótese do quadril (artroplastia total do quadril) é indicada principalmente para pacientes portadores de desgaste articular doloroso, que não obtém melhora da dor com o tratamento clínico (medicamentos e fisioterapia).

Metrópole: O que é e quais os tipos de prótese de quadril?

Dr. Raphael: É o nome dado a cirurgia de substituição da articulação do quadril danificada, por uma articulação de metal e polietileno.  Os principais tipos de prótese total são as cimentadas, onde entre a prótese e o osso está o cimento; as não cimentadas, onde a prótese se fixa diretamente no osso; e as híbridas, onde se usa uma parte com cimento e a outra parte fixa-se diretamente no osso.

Metrópole: Quem pode, ou deve fazê-la?

Dr. Raphael: É indicada para pacientes acima dos 55 anos, com dor crônica e limitação da mobilidade do quadril durante suas principais atividades da vida diária, como por exemplo, sentir dor ao subir alguns degraus de escadas, dor ao caminhar algumas quadras ou dor em entrar e sair de um carro. Com o tempo essas dificuldades exercem um impacto negativo na vida social, sexual, profissional, amorosa e familiar.

Metrópole: Como é o pós cirúrgico?

Dr. Raphael: Como se trata de um procedimento de grande porte, nas primeiras 48 horas de pós operatório o paciente permanece internado e logo após esse período é liberado para andar com auxilio de andador ou muletas. No entanto poderá caminhar, mas com algum auxilio, ou seja, soltando parcialmente o peso sobre o quadril operado. Em poucas semanas o paciente retoma suas atividades normalmente.

Metrópole: Quais os benefícios da artroplastia total do quadril?

Dr. Raphael: É um dos procedimentos de maior sucesso na história da medicina. Nos últimos 10 anos houve um crescimento significativo no número de artroplastias, devido ao aumento da expectativa de vida na nossa população e principalmente pelo desejo do adulto de meia idade de ter uma vida plena e de qualidade.

 

 


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.