A toxina botulínica na odontologia

0

A toxina botulínica, medicamento muito utilizado para evitar os sinais da idade, já está sendo utilizado para melhorar problemas de saúde bucal, como o sorriPriscila-Ferriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. Para saber mais sobre o tema, conversamos com a cirurgiã dentista, Dra. Priscila Bayer Ferri, que trouxe recentemente para Campo Mourão essa novidade.

Metrópole: O Cirurgião dentista pode aplicar a toxina botulínica? Com quais objetivos?
Dra. Priscila: Sim. Desde que voltado à terapêutica odontológica.

Metrópole: Quais as indicações da toxina botulínica na odontologia?
Dra. Priscila: Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica (BOTOX®) tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo-mandibulares. Também pode ser usado na correção do “sorriso gengival”, que se caracteriza pela elevação acentuada do lábio superior ao sorrir, mostrando uma faixa de gengiva grande e tornado o sorriso antiestético. Também é indicado na reabilitação com implantes, principalmente em carga imediata e/ou precoce.

Metrópole: Como age a toxina botulínica?
Dra. Priscila: Quando injetada nos músculos, a toxina botulínica bloqueia a liberação de acetilcolina, uma substância neuro transmissora responsável por promover a contração muscular. Uma vez paralisado o músculo, ocorre seu relaxamento e Priscila-Ferriconsequentemente diminuição da dor.

 

Poucas pessoas sabem que a toxina botulínica (BOTOX®) tem uma importante indicação terapêutica no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios (apertamento dental e bruxismo), assimetrias faciais, hipertrofia do músculo masseter e disfunção das articulações têmporo-mandibulares.

 

Priscila-FerriMetrópole: O efeito do BOTOX é definitivo? Quanto tempo demora seu efeito?
Dra. Priscila: Não. O BOTOX começa a fazer efeito entre 48 e 72 horas e tem seu efeito total entre quinze dias, tendo durabilidade entre quatro e seis meses, dependendo do local aplicado. Ele pode ser reabsorvido pelo organismo mais ou menos rápido.Metrópole: A aplicação do BOTOX tem contra-indicação?Dra. Priscila: Sim. A aplicação do BOTOX é contra-indicado em pacientes gestantes, em fase de amamentação e em caso de doenças que afetam os músculos, como por exemplo, a esclerose lateral amiatrófica.

Metrópole: A toxina botulínica provoca algum efeito colateral?
Dra. Priscila: A toxina botulínica é segura e eficaz, porém após as aplicações podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça, hematomas, ptose palpebral entre outros. Não se conhecem reações alérgicas às toxinas, porém não devem ser aplicadas em pacientes alérgicos à albumina (proteína do ovo), pois ela está presente na composição da maioria das marcas comerciais de toxina botulínica.

 

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.