A Consulta Psiquiátrica

Assim como qualquer consulta médica, a consulta psiquiátrica consiste em esclarecer dúvidas, orientar, educar sobre o problema em questão, diagnosticar, propor um plano de tratamento e, por fim, realizar um acompanhamento durante todo esse processo.

O ato de conversar com seu médico, expor seus problemas e sentir-se acolhido certamente tem algum efeito terapêutico, mas existe diferença entre uma consulta médico-psiquiátrica e sessões de Psicoterapia.

É importante esclarecermos, para não gerar qualquer tipo de frustração a quem procura atendimento. Quando você “consulta” um livro ou site na internet, está buscando respostas para suas dúvidas. Da mesma forma, quando consulta com o Psiquiatra, está levando até o especialista os sintomas que o incomodam. Dessa forma, o profissional poderá tirar suas dúvidas e investigar seus sintomas, para que chegue ao diagnóstico e à solução do seu problema.

A Consulta PsiquiátricaPsicoterapia é outra modalidade de tratamento, a qual pode ser realizada por Psicólogos ou por Médicos Psiquiatras que tenham tal formação. É realizada em sessões e possui uma periodicidade (semanal/quinzenal/mensal). Em alguns casos, pode substituir ou se aliar a um tratamento farmacológico, o qual deverá ser determinado através da consulta psiquiátrica.

Boa parte dos pacientes chega com alguma reserva e no decorrer da consulta, vão percebendo que existe uma explicação médica para seus sintomas. E o mais importante: que há tratamento. Isso faz com que, cada vez mais, perceba-se a Psiquiatria como realmente é: uma especialidade médica.

A seguir, algumas dicas retiradas do site www.patriciaprohmann.com.br sobre como aproveitar ao máximo sua consulta.

Acompanhantes

Acompanhantes são bem vindos, especialmente se puderem contribuir com informações que auxiliem na investigação clínica. Não existe uma regra, mas geralmente é o próprio paciente quem define se irá consultar acompanhado ou não.

Lista de sintomas/dúvidas

Apesar de a consulta psiquiátrica ser mais extensa do que a média (duração de cerca de 1 hora), o tempo costuma passar rápido e podemos deixar de aproveitá-lo ao máximo se não nos organizarmos. O psiquiatra certamente saberá conduzir, mas o paciente pode se beneficiar ainda mais se trouxer suas dúvidas e sintomas “na ponta da língua” e, porque não, anotados.

A ordem cronológica do início dos sintomas também contribui muito para a avaliação do profissional. É comum pacientes esquecerem-se de relatar sintomas importantes, por isso essa dica de trazer anotado pode ser valiosa.

Exames

Se você tem algum exame que acredita ser útil, traga em sua consulta. Quando o Psiquiatra pedir exames, não deixe de fazer. Se foi solicitado, é porque pode fazer a diferença em seu tratamento/diagnóstico.

Medicações

Anote ou traga todos os medicamentos que usa habitualmente ou que já utilizou. Essa informação é muito importante na hora de planejar o seu tratamento, para que não seja prescrita nenhuma medicação que interaja negativamente com os tratamentos já em andamento.

Contato

Se surgir alguma dúvida após a consulta, utilize os meios de contato que seu psiquiatra venha a lhe oferecer. Importante ressaltar que as informações via site, e-mail ou telefone podem ser úteis, mas nunca substituirão a consulta com seu médico.

Importante

Não tenha medo ou vergonha de expor o que o incomoda, o Psiquiatra não irá julgá-lo pelo que diz e sente. Sua função é simplesmente ajudá-lo, portanto, aproveite esta oportunidade e no momento da consulta.


Sobre o Autor

Patrícia Prohmann
Patrícia Prohmann

Médica Psiquiatra, Graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI, Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB), Membro da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e Associada Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.