Cuide da sua pele no inverno

As baixas temperaturas e os hábitos de inverno pedem atenção especial para a pele. Além do frio e queda da umidade do ar, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca circulação de ar. Este fator aumenta a exposição da pele a vírus e bactérias que podem provocar algumas irritações. Por isso, é imprescindível que tenhamos mais cuidados com a pele do corpo e do rosto nesta época, a fim de evitar irritações, ressecamento, descamações, aumento da oleosidade e aspecto esbranquiçado, áspero e sem brilho.

Cuide de sua pele no invernoO ressecamento é causado por uma queda na produção de sebo da pele, que acontece porque o frio faz com que glândulas sebáceas trabalhem menos.  A redução do suor no inverno também contribui para a desidratação da pele. Outro fator é o banho quente, pois ele retira as camadas protetoras de gordura natural da pele. Para evitar o ressecamento da pele, não tem escapatória: hidratação. O ideal é fazê-la uma vez ao dia, após o banho. Mas se a pele tiver tendência ao ressecamento, é recomendado que faça mais uma ou duas hidratações ao longo do dia, sempre com a pele úmida e até três minutos após o banho. Se o tempo frio for um empecilho, uma dica é utilizar os hidratantes próprios para peles ultrassecas.

A pele seca também fica sem viço e brilho. Isto acontece também por conta da perda de água da camada mais externa na pele para o meio ambiente. Com isso, ela acaba adquirindo microdescamações, levando à perda do brilho natural.  Para resolver o problema é preciso beber muita água e hidratar. Produtos com glicerina, vaselina, lanolina funcionam bem, por serem bastante oleosos, porém existem produtos específicos para peles ultrassecas (com ictiose) que repõem especificamente o que foi perdido. A hidratação também é importante para evitar a descamação. Aquele “farelo” branco que sai da pele é, na verdade, células soltas. A hidratação vai ajudar essas células a continuarem aderidas umas às outras. É ela a responsável por melhorar a defesa da pele contra alergias, coceiras e irritações.

Os lábios também sofrem no frio. É comum eles racharem, sangrarem e causarem grandes incômodos. Isso acontece porque eles não possuem glândulas sebáceas, portanto, não possuem hidratação natural e ficam mais expostos às ações do frio e vento. A hidratação nessa área se faz muito importante para a estética do rosto. A solução é investir em produtos à base de dexpantenol, pois são altamente hidratantes. Durante o dia, evite molhar os lábios com saliva e hidrate várias vezes com um protetor labial. Hoje em dia há soluções sem brilho, para os homens.

Por outro lado, há pessoas que sofrem com excesso de oleosidade na pele e consequentemente, aparecem mais cravos e espinhas nesta época do ano. Isto acontece porque a pessoa já tem alguma tendência à pele oleosa e acnéica e o frio e os banhos quentes fazem com que a pele produza mais sebo, na tentativa de reidratar. A orientação para estes casos é evitar lavar o rosto várias vezes ao dia e utilizar hidratantes livres de óleo. Um dermatologista pode indicar também ácidos, esfoliantes e antibióticos de uso local.
Fique atento ao aumento da oleosidade, porque você pode estar desenvolvendo a dermatite seborréica. Ela provoca vermelhidão e descamação e não pode ser confundida com ressecamento. O médico dermatologista pode orientar para o tratamento, que exige cuidados específicos para cada pele.

Mas a hidratação da pele não deve ser feita somente no inverno. Durante o ano, a pele precisa ser bem hidratada para manter o aspecto brilhoso e saudável e ter a proteção contra fungos, vírus e bactérias. Ela precisa dessa ajuda, com produtos específicos, para retardar o processo de envelhecimento também. A alimentação é tão importante quanto a hidratação. Beber bastante água, comer frutas, legumes e verduras vão proporcionar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo e da pele.


Sobre o Autor

Mônica Fernandes Ribeiro
Mônica Fernandes Ribeiro

Formada pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Dermatologista pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro efetivo da Sociedade Brasileira Dermatológica.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.