Dennys Vieira: Reabilitação Oral

0

Os dentes, como todos os órgãos do corpo humano, precisam de cuidados para estar em perfeito funcionamento e evitar que males aconteçam, desde as cáries, os cálculos, ou até a perda do dente. A maioria dos dentistas recomenda que o paciente faça consultas ao menos duas vezes por ano, para detectar possíveis problemas, que podem ser tratados por meio da reabilitação oral. Conversamos com o dentista Dennys Vieira para saber mais sobre o assunto.

Metrópole: O que é a reabilitação oral?
Dennys: A reabilitação oral, como o nome diz, é a área da odontologia responsável por redefinir função associada à estética, restituindo a saúde bucal para o paciente. Podendo ser feita de diversas formas, sendo fixas ou removíveis, de acordo com as opções escolhidas pelo paciente, em conjunto com o reabilitador que vai planejar o caso.

Metrópole: Quais as formas de procedimentos realizados durante o tratamento?
Dennys: Para se ter um tratamento eficaz, é necessário um bom planejamento, onde o profissional irá indicar outras áreas da odontologia, como a ortodontia, endodontia (canal), periodontia, entre outras. Na reabilitação oral são utilizadas as próteses removíveis e fixas, sendo as fixas sobre implantes ou sobre dentes. A prótese removível é mais comumente utilizada, pelo seu baixo custo. Já as próteses fixas, apesar de serem mais onerosas, levam a um grau de satisfação funcional e estética maior.

Metrópole: Qual a diferença entre a faceta e a coroa de porcelana?
Dennys: A faceta de porcelana é um tratamento mais estético do que funcional. Para ser instalada, é feito um pequeno desgaste na face vestibular (frente do dente) para colocar a faceta, que é um laminado cerâmico. Já a coroa além de ser usada para fins estéticos, devolve também a função mastigatória, envolvendo o dente inteiro.

Metrópole: Após a reabilitação, existem cuidados para evitar a perda do tratamento?
Dennys: Eu digo sempre para os pacientes que já se submeteram a uma reabilitação oral que, a partir desse momento, o acompanhamento deve ser feito a cada seis meses, para uma avaliação dos resultados, evitando assim danos maiores e possíveis reabilitações futuras, que vão gerar mais custos. E claro, manter os cuidados básicos, como a escovação e o fio dental sempre.

Metrópole: Ainda existem pessoas que perdem dentes?
Dennys:  Sim, ainda hoje existe esse tipo de situação. Muita gente com falta de informação, mesmo com menos de 40 anos, com ausência de vários elementos dentários. Com os cuidados de hoje é possível o ser humano passar a vida toda com todos ou quase todos os dentes na boca, depende só dos seus cuidados. Mas, eu não culpo os pacientes de gerações anteriores, quando não existia fio dental, as escovas de dentes eram precárias e a água não era fluoretada, e os dentifrícios eram de péssima qualidade. Atualmente, os recursos são muito melhores. Mesmo que algum problema venha a acontecer, deve ser tratado desde o início. Quanto mais cedo uma patologia no dente for diagnosticada, menor o seu custo e maiores as chances de sucesso. Por isso é importante a prevenção e os cuidados com os dentes.

Metrópole: Considerações finais.
Dennys: Em tempos anteriores, quando não se pensava em tratamentos reabilitadores, havia um “casamento” entre dentista e paciente. Em que o mesmo ia constantemente ao dentista, arrumava um dente, outro e não terminava nunca. Na reabilitação, é feito um planejamento para que se resolva tudo de uma vez, evitando problemas no futuro. O tratamento não é instantâneo, depende da complexidade, podendo demorar até um ano.
Claro, sempre levamos em conta o que o paciente deseja, pois é ele que vai viver com o trabalho em sua boca. Mesmo que o dentista queira fazer algo que acha lindo, se não for o que o paciente deseja, é melhor não fazer, pois ao tratar os dentes, mexemos com a auto-estima da pessoa, que é algo muito particular. O importante é ele se sentir bem ao realizar reabilitação bem sucedida.

Fotografia: Fernando Nunes


Sobre o Autor

Renato J. Lopes
Renato J. Lopes


0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.