Churrasco ganha conceito Gourmet

O churrasco não passou ileso ao aumento do poder aquisitivo das famílias nos últimos anos. Seu status de sofisticação cresceu com o acesso do consumidor aos chamados “produtos Premium”. Assar uma carne ganhou ares de sofisticação e forçou os restaurantes a aprimorar o cardápio para conquistar clientes. Conheça a proposta e os produtos do Empório Cayenna.

churrasco gourmet

As pessoas começaram a viajar, a ver novas tendências e a conhecer mais sobre carne. Elas têm mais acesso aos produtos Premium e viram que vale a pena pagar pela qualidade superior. “A satisfação dos meus clientes vai ser maior”, comenta o empresário Anderson Vieira Bento, proprietário do restaurante Cayenna Steak House, e que inaugura nesse mês o Empório Cayenna. A proposta do novo estabelecimento é oferecer uma exclusiva seleção de vinhos, cervejas, especiarias e carnes das raças Angus e Wagyu aos apreciadores da boa mesa.

Sobre a carne, Anderson destaca que há vários requisitos, ainda na produção, que fazem um produto de qualidade. “Entre eles a idade do bovino, que deve ser abatido com, no máximo, dois anos e meio de idade. Há também características específicas relacionadas à maciez e marmoreio, que é o índice de gordura intramuscular do bovino, responsável pelo sabor”, explica. Com os requisitos atendidos, a tranquilidade para o trabalho no restaurante foi a principal mudança sentida pelo proprietário.

A maior exigência do público, também é percebida na escolha dos cortes. “A dominante, e mais cara, picanha ainda reina, mas perde espaço para cortes considerados mais saborosos, e mais em conta, como o bife de chorizo, bife ancho e o shoulder steak”, comenta o proprietário.

Anderson Vieira Bento abrirá o empório em agosto, trazendo carnes, vinhos e cervejas gourmets

E se a compra de carne até pouco tempo significava ir a um açougue ou supermercado com carnes penduradas em ganchos, hoje ela atingiu outro patamar. As casas mais sofisticadas passam a levar o nome de “boutiques” ou “empório de carnes”, onde as carnes são limpas, cortadas e embaladas a vácuo, para manter por mais tempo o frescor, que é o que o Empório Cayenna propõe. Nelas, além da matéria-prima essencial, é possível encontrar os componentes para o churrasco de alto nível, como especiarias, cervejas, vinhos e espumantes.

O Empório Cayenna e Cayenna Steak House estão localizados na Rua Francisco Albuquerque, 1401. Telefone: (44) 3525-3077.

 

TOP EM QUALIDADE DE CARNES:
Neste mercado gourmet de carnes, a raça do gado é muito importante para o produto. Cada uma possui caraterísticas próprias. Confira abaixo:

Gado da raça Angus:
Não é à toa que esta raça obtém os melhores prêmios do setor em diversas partes do mundo. Ela atende às exigências de mercados como o europeu, por exemplo, por ser de altíssima qualidade. Segundo Anderson, um dos motivos é porque a camada de gordura contida nas carnes de Angus é considerada perfeita, nem fina nem grossa. “Ainda é marmorizada, ou seja, ela é entremeada na musculatura do animal, o que acaba deixando-a mais magra, com o mesmo sabor da carne mais gorda, sem necessariamente consumir tanta gordura”, completa. A carne é muito macia.

Gado da raça Wagyu (Kobe Beef):
É a excelência em carnes. A carne de Kobe é extraída da raça bovina Wagyu e é considerada a melhor e mais cara do mundo. O seu sabor é único, e não se compara a nenhuma outra. A principal característica é a concentração de marmoreio, que é a gordura entre as fibras.
Os bois são criados à base de grãos especiais, cerveja e maçã. São escovados todos os dias com saquê para eliminar as moscas e carrapatos, recebem massagens regularmente, fazem acupuntura, dormem em tapetes térmicos e escutam músicas clássicas para acalmar os ânimos. Uma verdadeira vida de luxo, que vai resultar em uma carne com textura, sabor e cor incríveis. São animais criados para não se estressar, para não criar músculos, e para concentrar o máximo de gordura na carne, resultando em maciez, suculência e alto teor de sabor.

CORTES DE CARNE PARA UM CHURRASCO GOURMET:

Bife de chorizo: corte nobre, argentino, retirado do miolo do contra filé. Uma carne macia, de sabor acentuado. Possui uma camada de gordura lateral que mantém a umidade natural da carne.

Bife Ancho: retirado da parte dianteira do contra filé, esse corte é uma marca registrada da parrilla argentina. Muito suculento e macio, deve ser preparado entre o “mal passado” e o “ao ponto”. Possui uma gordurinha interna, que separa dois tipos de carne em um só bife. Em espanhol, “ancho” significa “largo”, por causa da altura da carne.

Shoulder steak: é um filé feito ao meio da paleta, com fibras mais finas, que o torna mais macio do que a tradicional picanha e também menos calórico. Aproveita partes ainda intocadas do boi, contradizendo os tradicionais, que afirmam serem nobres apenas os cortes traseiros (picanha, maminha e filé mignon). Para degustar, é preciso separar a carne de um pequeno filete de fibras que acompanha o centro do corte.


Sobre o Autor

Metrópole Revista
Metrópole Revista

Revista de variedades.

0 Comentários



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma Resposta


(obrigatório)


Nunca mais perca uma postagem. Informe o tipo de conteúdo que você deseja receber e ganhe um cupom de desconto para uma compra na metropolestore.com.

Fica tranquilo, não enviamos spam.