Fibras e proteínas na alimentação

Uma dieta rica em fibras e proteínas tem diversas vantagens para o organismo. A Revista Metrópole conversou com a nutricionista Débora Dias e ela deu algumas dicas sobre o consumo destes nutrientes.

Fibras e proteínas1- As fibras são frequentemente associadas ao bom funcionamento do intestino, enquanto as proteínas, ao ganho de massa muscular. Quais os outros benefícios de uma dieta rica nesses nutrientes?
A dieta rica em fibras promove também o atraso do esvaziamento gástrico, diminuindo a prisão de ventre e ainda aumenta a saciedade da pessoa, ajudando no processo de emagrecimento. Alguns estudos ainda indicam que dieta rica em fibras tem ajudado na prevenção de algumas doenças relacionadas ao sistema gastrointestinal, isso porque, quando consumida, há um atraso de absorção de glicose e também aumenta a excreção de ácidos biliares, fazendo com que diminua a absorção do colesterol, entre outras doenças como, diverticulite, diverticulose, hemorróidas e câncer de cólon.
Já as proteínas têm papel fundamental para o ser humano. Possuem inúmeras funções, entre elas, se destacam a propriedade de construção e reparação de tecidos do corpo, atuam também na contração dos músculos, formação de enzimas e hormônios. As proteínas são responsáveis também pelo processo de formação de anticorpos para combater as infecções. Além disso, as proteínas servem como um importante fornecedor de energia.

2- As fibras ou proteínas são aliadas das pessoas que buscam perder peso? Por quê?
Sim, ambas são fortes aliadas na eliminação de peso porque uma dieta rica em proteína estimula a perda de líquidos do corpo. Ela também é importante para a construção dos músculos e estes são importantes, pois aceleram o metabolismo e fazem com que o corpo trabalhe mais. Este processo faz com que o corpo queime mais calorias, o que resulta em perda de peso.
Quanto às fibras, além de serem menos calóricas, quando elas entram em contato com a água, formam uma espécie de gel, que faz com que haja um esvaziamento gástrico mais lento. Elas auxiliam na promoção de saciedade, consequentemente na diminuição da ansiedade e vontade de beliscar alimentos fora do plano alimentar. Todos estes fatores colaboram para a perda de peso.

3- O que são fibras solúveis e insolúveis e seus benefícios?
As fibras insolúveis são aquelas que não conseguimos digerir completamente, este tipo de fibra é responsável por aumentar a produção de sais biliares, e também o bolo fecal. Aumentam a velocidade de movimentos intestinais e ajudam a controlar o colesterol. Já as fibras solúveis, quando entram em contato com a água, formam uma espécie de gel no estômago que proporciona saciedade, isso acontece pelo fato de o alimento ficar mais tempo no estômago.

4- Quais alimentos são saudáveis e ricos em fibras e/ou proteínas e o que devemos evitar, mesmo ricos em nutrientes?
As fibras podem ser encontradas em frutas, leguminosas como feijão, verduras, legumes e cereais. Já as proteínas podem ser encontradas em carnes vermelhas, ovos, leite, iogurte, feijão, lentilha, milho, entre outros.
Não há restrição a nenhum alimento fonte de fibras ou proteínas, mas deve-se levar em consideração que tudo em excesso faz mal. Para seguir uma dieta rica em fibras, devemos ter um bom consumo de água, se não ela perde seus benefícios e faz efeito contrário.

5- Que tipo de cuidado a pessoa deve ter ao consumir proteínas para ganho de massa muscular?
O cuidado que deve ser tomado para quem faz uso de proteína, seja por meio de alimentos ou de suplementação, é para não ultrapassar a recomendação diária, que é 1 grama de proteína por quilo de peso corporal. Alguns estudos apontam que consumo desenfreado de proteína pode causar sobrecarga aos rins. Portanto, é importante lembrar que devemos seguir uma alimentação saudável e esta deve combinar todos os nutrientes de maneira harmoniosa, fornecendo carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas em quantidade equilibrada.

 

Débora Dias
Nutricionista – CRN: 8712/P

 

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